Alice Liddell, encarnando a menininha maltrapilha, em 1859.

Estou completamente apaixonada por essa foto de Alice Liddell, publicada no livro Lewis Carroll, da incrível coleção Photo Poche, editada na França. A obra reúne as principais fotografias do multifacetado Charles Lutwidge Dodgson, que se tornou conhecido pelo pseudônimo com que assinou o celebrado Alice no País das Maravilhas.

_LewisCarrol_2

Charles Lutwidge Dodgson, captador por Oscar Gustav Rejlander, 28 março de 1863.

Além de professor de matemática, escritor, criador de enigmas, jogos de lógica e apaixonado por ilusionismo, Carroll atuou como fotógrafo durante 25 anos, em um tempo em que essa arte/técnica ainda estava em seus primórdios.

_LewisPhotoPoche_3

A capa do livro.

É inegável sua capacidade de captar a expressão mais perturbadora das inúmeras meninas que retratou ao longo da vida, sendo a mais famosa delas, a própria Alice Liddell, musa inspiradora de seu livro mais conhecido.

_Xie_4

Xie (Alexandra) Kitchin (1875).

Também gostei muitíssimo dos retratos da linda Xie (Alexandra) Kitchin, que Carroll produziu amiúde.

_alicewonderland_5

As irmãs Edith, Lorina e Alice (1859).

A introdução do livro é maravilhosa, reunindo inúmeras informações interessantes sobre a vida, a arte, os dilemas e polêmicas que envolveram a vida de Carroll. Praticamente uma minibiografia do artista. Um deleite que, infelizmente, terei de devolver para a biblioteca. Vou tentar comprar via internet porque é uma obra obrigatória para quem gosta desse misto de literatura, biografia e fotografia. Não dá pra não ter.

Para saber mais sobre Carroll clique aqui. Você também poderá acessar outras de suas fotos aqui.