16/12/2021 – Palestra “Leitura na Era Digital”, Feira do Livro de Resende (FLIR – Edição Virtual - 360°) – Resende – Rio de Janeiro – Plataforma Zoom.

A escritora Goimar Dantas participou edição virtual da Feira do Livro de Resende (FLIR – @feiradolivroderesende) com a palestra Leitura a Era Digital. A proposta da FLIR foi reunir palestras interativas com informações construtivas para a vida profissional e pessoal do público. A palestra da escritora Goimar Dantas aconteceu, às 18h, no Auditório Literário. A edição virtual da FLIR aconteceu entre os dias 16 a 19 de dezembro.

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=H7zIJuj6RXU

22/11/2021 – Participação em banca do curso Produção Audiovisual da FAM (Faculdade de Americana) – Plataforma Google Meets.

A escritora Goimar Dantas participou, a convite da professora e pesquisadora Sandra Valenzuela (@trabuccovalenzuela), da banca de avaliação dos trabalhos de final de semestre dos alunos de Produção Audiovisual da FAM (Faculdade de Americana). “Adorei assistir às produções criativas de vídeos e audioficções dos grupos. Coisa mais linda do mundo são jovens dedicados a contar histórias!”, afirmou a escritora.

22/11/2021 – Entrevista – Tese de doutorado de Letícia Gantzias – Plataforma Google Meets.

A escritora Goimar Dantas foi entrevistada pela acadêmica Letícia Gantzias, da página @divulgaletras, no Instagram. Letícia é doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vai discorrer sobre o livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz, em um dos capítulos de sua tese. “Fiquei feliz da vida e me senti muito fina, elegante e sincera. O papo foi uma delícia. Letícia é incrível, apaixonada por mediação de leitura e seu diálogo potente com a tecnologia”, revela Goimar.

12/11/2021 – Mesa: “Expressões do feminino, diálogo entre literatura e audiovisuais”, VI Jornada do Grupo de Pesquisa Produções Culturais para Crianças e Jovens (USP/CNPq) – São Paulo – Youtube.

A escritora e doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Goimar Dantas, participou da mesa “Expressões do feminino, diálogo entre literatura e audiovisuais”, com o trabalho: Infelizes para sempre, uma análise da série Fallen Princesses, de Dina Goldstein. O evento compôs a programação do VI Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (USP/CNPq). A mesa contou, ainda, com as apresentações das educadoras, pesquisadoras e escritoras Sandra Trabucco Valenzuela e Dayse Oliveira Barbosa.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=9NWfOLUtXQM(apresentação da autora a partir dos 26 minutos do vídeo).

11/11/2021 – Apresentação da comunicação: “O doce veneno da princesa - A potência de Branca de Neve nos contos dos irmãos Grimm e no filme de Disney”, VI Jornada do Grupo de Pesquisa Produções Culturais para Crianças e Jovens (USP/CNPq) – São Paulo – Youtube.

A escritora Goimar Dantas, doutoranda em Literatura pela FFLCH-USP, fez parte do grupo de trabalho: Literatura Infantil e Juvenil e Artes Visuais, que compunha VI Jornada do Grupo de Pesquisa Produções Culturais para Crianças e Jovens (USP/CNPq). A escritora apresentou a comunicação O doce veneno da princesa – A potência de Branca de Neve nos contos dos irmãos Grimm e no filme de Disney.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=rj8dWUk4eG8 (a partir de 1h50 minutos e 54 segundos).

30/10/2021 – Projeto Escrita de Bambini – Editora Lexicos Bambini – São Paulo.

A escritora Goimar Dantas fez parte da banca de avaliação do concurso Escrita de Bambini, da editora Lexicos Bambini, cujo intuito é incentivar crianças a escrever sobre o nosso mundo, o planeta Terra. “Reflexões sobre o futuro do nosso planeta são acolhidas. Afinal, são as crianças que, com suas reflexões ainda em estado latente, podem plantar novas ideias e germinar um mundo melhor para todos”, afirma o texto da editora em suas redes sociais. O projeto é voltado para estudantes da rede pública de Ensino Fundamental e contou com a participação de crianças de todo o país. Os textos dos estudantes finalistas serão publicados em livro.

27/10/2021 – Leitura – Caminho para a transformação da sociedade – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Escola Sesi Bahia – Youtube Escola Sesi Bahia

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a escritora Goimar Dantas participou de evento on-line promovido pela Escola Sesi Bahia. Um papo descontraído sobre como os educadores podem incentivar seus alunos a desenvolver o gosto pela leitura. O encontro virtual também contou com a presença da escritora Cléo Monteiro Lobato, e dos educadores Ana Paula Paim e Amilton Nunes.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-Kfj2ppy50Y (a partir dos 25 minutos da transmissão).

27/10/2021 – Feira de Profissões da Escola Sesi Bahia – Plataforma Teams.

A escritora Goimar Dantas participou, de forma on-line, da Feira de Profissões da Escola Sesi Bahia (@escolasesiba), de Salvador, discorrendo sobre os desafios e delícias de ser escritora no Brasil. “Pena que não foi presencial! Adoraria sentir de perto o axé dessa moçada que está se encaminhando para o Ensino Médio. Também seria lindo conhecer os incríveis educadores e bibliotecários dessa escola que já admiro tanto. Mas não há de ser nada! O futuro está logo ali e um dia a gente se encontra”, comentou a escritora.

13/10/2022 – A arte de criar leitores – Live no Youtube da Faculdade Flamingo..

Na semana em que se comemora o Dia dos Professores, a convite da Faculdade Flamingo (@faculdadeflamingo), a escritora Goimar Dantas participou de uma conversa com a educadora Roberta Moreira e os estudantes dos cursos do curso de Pedagogia sobre os desafios e as delícias da arte de criar leitores. “Falamos sobre livros, incentivo à leitura, diálogo entre literatura e o audiovisual, o papel da escola, do professor, da família e da sociedade, como um todo, nessa jornada instigante de espalhar o amor pelos livros e pelas histórias”, explicou a escritora.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=pPw6rK37BEE&t=518s

21/09/2021 – Formação de leitores – Formação para educadores de Colinas do Tocantins (TO)

O terceiro encontro da escritora Goimar Dantas com os educadores das escolas municipais de Colinas do Tocantins (TO), organizado pelo Grupo Avançar, foi permeado por muita paixão e entusiasmo, como tem de ser. A escritora deu início ao encontro com uma justíssima homenagem aos cem anos do educador Paulo Freire, comemorados no dia 19 de setembro. Na sequência, a escritora seguiu com reflexões e dicas para que a mediação em sala de aula seja a mais rica e dinâmica possível. Para isso, abordou a importância do diálogo potente entre a literatura e as demais artes, como cinema, pintura, música e fotografia.

10/08/2021 – Fomento à leitura – Formação para educadores de Colinas do Tocantins (TO)

Mais uma vez, a escritora Goimar Dantas comandou a formação de educadores para a Rede Municipal de Ensino do Município de Colinas do Tocantins (TO). Nesse segundo encontro, o tema foi Fomento à leitura. “Como sempre foi uma alegria falar sobre livros, leitura e mediação. Meu agradecimento aos 50 participantes do encontro e à Fabiana Barboza, pelo convite e pela confiança em meu trabalho”, comentou a escritora Goimar Dantas em sua postagem sobre o evento nas redes sociais.

16/07/2021 – Leitura e mediação: a arte do encontro – Live no Instagram: @julianapadua81.

Conversa maravilhosa entre a jornalista e escritora Goimar Dantas e a pesquisadora de literatura infantil e juvenil Juliana Pádua. Dicas e reflexões sobre o papel da família, da escola, da sociedade na formação de leitores. O papo foi um passeio pela literatura e outras artes, a formação leitora de Goimar Dantas e os desafios e superações dessa jornada. As pesquisadoras discorreram, ainda, sobre autores e livros fundamentais sobre o tema do incentivo à leitura, a importância da formação contínua do professor/leitor, a função do mediador e quais os mecanismos e repertórios necessários para essa atuação.

Acesse:  https://www.instagram.com/tv/CRaEbF9HqVX/

28/06/2021 – A arte de criar leitores – Live no Instagram: @grupo_avancar.

Um bate-papo sobre A arte de criar leitores aconteceu no Instagram do @grupo_avancar, com a presença da escritora Goimar Dantas. A conversa foi mediada pela educadora Fabiana Barboza (@fabiana_barboza). O papo contou com dicas e reflexões para educadores e pais que desejam despertar o amor pelos livros e pela leitura nas crianças e nos adolescentes.

Acesse: https://www.instagram.com/p/CQwyBJmh3IH/

24/06/2021 – Comunicação “Caçadores de estrelas: uma análise dos protagonistas de Stardust, de Neil Gaiman, e ‘Bárbara’, de Murilo Rubião” – I Jornada de Estudos Mitopoéticos, Youtube – FFLCH-USP.

A I Jornada de Estudos Mitopoéticos contou com apresentações de pesquisadores apaixonados por temas como literatura, mitos, Tolkien, jornadas de heróis, monstros, fantasia. A escritora e doutoranda em Literatura pela FFLCH-USP, Goimar Dantas, esteve presente no evento apresentando a comunicação Caçadores de estrelas: uma análise dos protagonistas de Stardust, de Neil Gaiman, e “Bárbara”, de Murilo Rubião.

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=uoblZlJUvRM (a partir das 7h45 minutos do vídeo).

24/06/2021 – Palestra “Poesia, infância e educação literária” – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campos Canindé – Plataforma Google Meet.

A palestra “Poesia, infância e educação literária”, promovida pelo IFC Canindé, contou com a participação da escritora, jornalista e roteirista Goimar Dantas. O encontro contou, ainda, com a participação do jornalista, tradutor e escritor Leo Cunha, bem como do professor e pesquisador Hélder Pinheiro.
A atividade fez parte da disciplina de Literatura Infantil, ofertada pela licenciatura em Pedagogia, e contou com 50 vagas para ouvintes não matriculados.

14/06/2021 – Bate-papo sobre trajetória profissional – Curso de Escrita do autor Anderson Novello – Plataforma Zoom.

A escritora Goimar Dantas foi convidada para participar de uma aula do Curso de Escrita do autor e educador Anderson Novello (@anderson_novello). Com muito talento e generosidade, Anderson compartilha seus conhecimentos sobre processo de escrita com todos os que estão dispostos a aprender um pouco mais sobre literatura infantil. “O tema do bate-papo foi contar um pouco sobre minha trajetória no mundo dos livros. As alunas interagiram e demonstraram muito interesse sobre mercado editorial. É uma troca sempre positiva e agradeço demais ao Anderson e às suas alunas pelo convite e pela escuta tão atenta”, disse a escritora.

08/06/2021 – Literatura como direito humano – Formação para educadores de Colinas do Tocantins (TO) – Plataforma Google Meets.

“Literatura como direito humano” foi o tema do primeiro módulo de formação que a escritora Goimar Dantas ministrou para educadores do Ensino Fundamental do município de Colinas do Tocantins (TO). A formação, com um total de quatro módulos, seguiu até o final do ano de 2021. Cada encontro contou com um tema diferente, mas sempre ligado ao universo dos livros, da leitura e da mediação. O convite partiu da educadora Fabiana Barboza, do Grupo Avançar, do Recife.

8/05/2021 – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz – A literatura na sala de aula e a arte de criar leitores – Canal Teoria das fadas

O canal Teoria das fadas, no YouTube, capitaneado pelo doutorando e pesquisador do universo feérico, Paulo César Ribeiro Filho, recebeu a escritora Goimar Dantas para uma conversa repleta de entusiasmo e amor pela leitura. A dupla trouxe à tona o importante tema da literatura em sala de aula, formação de leitores literários, a importância da participação da família, da escola e da sociedade, como um todo, para a formação de leitores. A conversa está imperdível e pode ser acessada no canal Teoria das Fadas. 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FHriDTYLQwk&t=1771s

28/04/2021 – A arte de criar leitores – Palestra para a equipe do Senac Sorocaba. Plataforma Teams.

O mês de abril se encerrou com uma palestra para educadores e demais profissionais da equipe do Senac Sorocaba. Foram duas horas de muita conversa sobre como incentivar a leitura na sala de aula, em casa e demais ambientes. A participação do grupo foi intensa e o chat rendeu interações e compartilhamentos muito interessantes para todos. “Foram muitas as trocas de informações e experiências, como tem de ser”, revela Goimar.

23/04/2021 – Como criar o hábito da leitura? – Live no Instagram: @senacsaopaulo .

No Dia Mundial do Livro, a escritora Goimar Dantas participou de um bate-papo sobre Como criar o hábito da leitura?, juntamente com as bibliotecárias Tarciana Migotto e Evelyn Ruani, no Instagram do @senacsaopaulo. Dentre os temas que permearam a conversa, estão: Como criar o hábito de ler? Como crianças e adultos podem fazer do livro um passaporte para o conhecimento de si e do outro? Como fazer da leitura um passaporte para a diversão ou para a aquisição de cidadania? Como os livros e a leitura podem ser mais presentes no nosso cotidiano? E como a internet, séries, filmes e redes sociais podem contribuir para que as pessoas leiam mais? Essas e outras reflexões fizeram parte deste papo fundamentado no amor pelos livros e, claro, pelas experiências profissionais das convidadas nesse universo.

Acesse: https://www.instagram.com/tv/COBfOcuHcvS/

16/04/2021 – Reflexões sobre a arte de formar leitores – Live no Instagram: @mergulho.literario.

A escritora Goimar Dantas foi convidada para mais uma conversa sobre livros, leitura, mediação, afetos e histórias. Dessa vez, com a educadora e mediadora de leitura Malu Carvalho, cujo trabalho em prol do incentivo à leitura Goimar acompanha e admira há tempos. Durante o encontro, a escritora compartilhou com o público sua experiência no mundo dos livros, bem como algumas reflexões sobre a formação de leitores, um resumo de tudo o que a autora compartilhou no livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz.

Acesse: https://www.instagram.com/tv/CNv89aADOEk/

16/04/2021 – Reflexões sobre a arte de formar leitores – Live no Instagram: @mergulho.literario.

A escritora Goimar Dantas foi convidada para mais uma conversa sobre livros, leitura, mediação, afetos e histórias. Dessa vez, com a educadora e mediadora de leitura Malu Carvalho, cujo trabalho em prol do incentivo à leitura Goimar acompanha e admira há tempos. Durante o encontro, a escritora compartilhou com o público sua experiência no mundo dos livros, bem como algumas reflexões sobre a formação de leitores, um resumo de tudo o que a autora compartilhou no livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz.

Acesse: https://www.instagram.com/tv/CNv89aADOEk/

02/03/2021 – A leitura como aliada da escrita e da oratória – Comissão da Mulher Advogada Lapa – São Paulo.

A autora Goimar Dantas recebeu o convite para realizar uma palestra sobre a importância da leitura para a conquista de uma escrita potente e de qualidade. O encontro aconteceu pela plataforma Zoom e foi aberto a todos os que desejassem assistir. O evento integrou a programação do Dia Internacional da Mulher e contou com a presença dos membros da Comissão da Mulher Advogada (CMA) do Butantã para lançamento da Campanha de Conscientização sobre a Pobreza Menstrual, de iniciativa a @mulheradvogadabutantaapoiada, ainda, pela CMA Lapa.

24/02/2021 – A arte de criar leitores – Fundação Casa – São Paulo. Plataforma Google meets.

A escritora Goimar Dantas teve sua segunda experiência participando de uma aula para os jovens da Fundação Casa, a convite da professora Carolina Scatolini, do Senac Penha. A autora conversou com os jovens sobre a importância das histórias e o modo como literatura, cinema, novelas, séries e quadrinhos podem estar interligados. Discorreu sobre como os autores bebem de suas fontes/influências, abordou a diversidade de gêneros literários existentes na Bíblia, falou sobre personagens como Sherazade, Harry Potter, Mulher Maravilha, Batman, e o modo como muitos heróis dos livros e dos quadrinhos são, de alguma forma, descendentes dos deuses e semideuses da mitologia. A força dos saraus e dos slams também foi um dos temas tratados pela autora. Ao final, a escritora deu dicas de escrita para os estudantes da Fundação Casa. A turma era pequena, composta por oito adolescentes. “Foi diferente da primeira vez em que estive lá, presencialmente. A turma de hoje era composta por adolescentes mais velhos, experientes, articulados, desinibidos, com média de 17 anos. Pedi para que lessem alguns textos, fiz perguntas. Houve mais interação, mas também mais distração por parte de alguns meninos após a primeira meia hora. Ainda assim,  um dos garotos me surpreendeu positivamente por sua atitude interessada, suas perguntas, sua leitura desenvolta dos textos. Passou a aula toda demostrando entusiasmo. Ao final, me agradeceu pela conversa e pelas dicas que, segundo ele, poderiam ajudá-lo na prova do Enem, que ele, por coincidência, prestaria naquela tarde”, explicou a autora.

 

06/02/2021 – Bate-papo sobre A arte de criar leitores. Live no Instagram: @o_clube_da_gleyce_

Mais uma oportunidade incrível de falar sobre livros, incentivo à leitura e mediação nessa conversa regada a muito amor pelas histórias. Dicas para educadores, pais, mediadores de leitura e apaixonados por livros.

Acesse: https://www.instagram.com/tv/CK99k4sjD3q/

 

23/01/2021 – Bate-papo sobre A arte de criar leitores. Live no Instagram @afetoliterario5.

Em 23 de janeiro de 2021, a autora Goimar Dantas participou de um bate-papo delicioso sobre livros, leitura e mediação. Muitas dicas, reflexões e ideias que contribuem para criar leitores e mediadores de leitura cada vez mais apaixonados por propagar o amor pelos livros e pelas histórias. A conversa aconteceu na página @afetoliterario5, no Instagram, e contou com a participação da educadora Patrícia Cerutti, diretamente de Cascais, em Portugal, e de Roberta Radke, gaúcha de Porto Alegre e apaixonada por livros.

Acesse:  https://www.instagram.com/tv/CKZ08SBjVT1/