20/12/2016 – Literatura Premiada – Projeto Vara para pescar - Cubatão – São Paulo
Conversa deliciosa, repleta de muita troca e aprendizado sobre o ofício da escrita e a carreira de escritora na tarde do dia 20/12/2016 na cidade de Cubatão, São Paulo. O bate-papo aconteceu na inauguração da nova sede do projeto Vara para pescar, na Casa 2, no Parque Anilinas, um dos mais tradicionais endereços de lazer e entretenimento da cidade. O convite partiu da escritora Viviane Veiga Távora, criativa, batalhadora e premiadíssima autora, Viviane é criadora, também, do incrível projeto Vara para pescar – Escola de produtores culturais. A autora Goimar Dantas residiu na cidade de Cubatão por quase 20 anos e considerou maravilhosa essa oportunidade de rever amigos tão queridos. Das coisas boas que a literatura proporciona: conhecimento, encontros, amizades. Que venha 2017!
02/12/2016 – Leitura do livro Estrelas são Pipocas e outras descobertas - Museu de Ribeirão Pires – Ribeirão Pires – São Paulo
Energia e alegria contagiantes durante a leitura do livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), de Goimar Dantas, com ilustrações de Ana Maria Moura. A leitura foi seguida de um bate-papo com 97 crianças da Escola Municipal Carlos Rohn, no Museu Municipal de Ribeirão Pires. Na sequência, os quase cem alunos fizeram perguntas à autora Goimar Dantas, tanto sobre vida pessoal quanto sobre o ofício da escrita e a vida de escritora. Foi um bate-papo longo e animado, pontuado pelas questões e observações inteligentes dos estudantes. O encontro foi uma parceira entre a equipe da Secretaria de Cultura de Ribeirão Pires e o Senac Santo André.
25/10/2016 – Sarau Veias em versos – Senac Penha – São Paulo – SP
Uma tarde que jamais será esquecida, pois foi regada à muita poesia, risos, emoção, voz embargada, olhos marejados e coração acelerado. Assim foi o “Sarau Veias em Versos” , conduzido pela escritora e jornalista Goimar Dantas na Semana Senac de Leitura realizada na unidade Penha, que recebeu 50 estudantes do Ensino Médio da ETEC Aprígio Gonzaga. Ao final, muitos autógrafos e alegria compartilhada. O bate-papo abordou a carreria da escritora, as dores e delícias de viver de literatura no Brasil, preferências e influências literárias, além de declamações de poemas de Castro Alves, Augusto dos Anjos e da própria Goimar Dantas. A conversa mesclou, ainda, autores clássicos como Machado de Assis e Shakespeare, ao lado de sucessos contemporâneos da litetatura para jovens, como os livros da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, e os best sellers do autor John Green. Essa foi a segunda participação da escritora na Semana Senac de Leitura da unidade Penha, onde já esteve ano passado com a palestra Rotas literárias de São Paulo.
28/10/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Itapetininga – SP
Em 28 de outubro de 2016, a escritora e jornalista Goimar Dantas encerrou sua participação na Semana SENAC de Leitura na unidade de Itapetininga com a palestra Rotas literárias de São Paulo, que trata sobre os espaços e personagens da poesia e da prosa paulistanas desde o século 19 até os dias atuais. Público muito atento e recepção impecável por parte da equipe marcaram o final desta grande festa da leitura, realizada em todas as unidades da rede Senac São Paulo. Muitas histórias compartilhadas e uma noite repleta de trocas e boas risadas marcaram a sessão de autógrafos que se seguiu ao bate-papo.
27/10/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Centro Universitário Senac Santo Amaro – São Paulo - SP
Uma conversa deliciosa sobre os espaços onde a literatura pulsa na capital paulista, ao lado dos personagens da poesia e da prosa paulistana desde o século 19 até os dias atuais. Assim, a jornalista e escritora Goimar Dantas abordou o tema do seu livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) para os alunos do curso de Aprendizagem do Senac Centro Universitário Santo Amaro. O evento ocorreu durante a Semana Senac de Leitura e foi encerrado com uma sessão de autógrafos do livro, distribuído aos alunos que participaram da atividade.
23/10/2016 - Palestra de Mediação de Leitura – Festival literário de Votuporanga (Fliv)
Um público simpático e interessado em saber mais sobre mediação de leitura compareceu à palestra da autora Goimar Dantas, em pleno domingo de manhã, no Festival Literário de Votuporanga (Fliv). Hospitalidade impecável da organização, diversidade de atrações para públicos de faixas etárias variadas, cenário de cartão postal. Muita reflexão sobre literatura, poesia, contação de história, música. O Fliv, em sua 6ª edição, provou, mais uma vez, que veio para ficar e fazer a diferença no calendário de festivais literário do Estado de São Paulo.
21/10/2016 - Palestra Rotas Literárias de São Paulo – Senac Aclimação
A literatura em São Paulo, com seus personagens e espaços incríveis, foi o tema do bate-papo fundamentado no livro Rotas literárias de São Paulo, realizado para os alunos do SENAC Aclimação. A palestra foi conduzida pela jornalista e escritora Goimar Dantas. Ao final do encontro, exemplares da obra foram distribuídos aos alunos que participaram da atividade e ganharam autógrafos da autora.
18/10/2016 – Palestra de Mediação de Leitura – Senac São Carlos - SP
Dia 18 de outubro de 2016 a autora Goimar Dantas esteve na Semana Senac de Leitura da unidade São Carlos. O objetivo foi realizar um bate-papo sobre Mediação de leitura. Essa foi a segunda vez da autora nessa unidade que, mais uma vez, a recebeu de forma muito calorosa. Um público encantador, composto por jovens e adultos, compareceu ao evento. O evento foi encerrado com uma sessão de autógrafos do título Veias em versos (Editora Penalux/ 2016), o mais novo livro da escritora.
12/08/2016 – Palestra “O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito” – Salto – SP
Em 12/08/2016 a escritora Goimar Dantas realizou a palestra “O professor como mediador de leitura – um convite ao infinito”, a convite da Cortez Editora, para professoras da rede pública da cidade de Salto-SP. Durante o bate-papo, a autora compartilhou dinâmicas de incentivo à leitura, informações sobre gêneros literários, autores clássicos e contemporâneos, números sobre mercado editorial brasileiro, dados sobre feiras literárias e sua importância para o aumento do número de leitores, livros, filmes e vídeos fundamentais para mediadores de leitura . O evento ocorreu no Auditório Paulo Freire, Rua Prudente de Moraes, 580.
13/06/2016 – Sarau Veias em versos – Senac Ribeirão Preto – SP
À tarde do dia 13 de junho foi marcada por um bate-papo animado entre a escritora Goimar Dantas e os alunos e educadores do Senac Ribeirão Preto. Pela primeira vez, a autora apresentou o que viria a ser a semente de seu mais novo trabalho: o Sarau Veias em versos, encontro cujo propósito é oferecer ao público um panorama sobre o trabalho do escritor, suas influências literárias, processo criativo, mercado editorial, gêneros literários e demais temas que contribuem para desmitificar a figura do escritor, aproximando-o do público que, por sua vez, ganha mais elementos para a formação de uma postura mais crítica e consciente a respeito da importância da leitura.
A declamação de poemas do livro Veias em versos (Editora Penalux/2016), de autoria de Goimar Dantas, bem como poemas de autores consagrados como Castro Alves, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Hilda Hilst, que influenciaram literariamente a trajetória da escritora, é um dos pontos altos do evento. A apresentação conta com a presença de um mediador e tem forte participação do público presente. Foi o caso dos estudantes do Senac Ribeirão Preto que, durante duas horas, se mostraram curiosos e tiraram diversas dúvidas sobre o trabalho da autora e o universo dos livros.
13/06/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – 16º Feira do Livro de Ribeirão Preto – SP
A palestra sobre as Rotas literárias de São Paulo foi uma das atrações da tradicional Feira do Livro de Ribeirão Preto, já em sua 16ª edição. Apesar do frio atípico que atingiu a cidade, a recepção da plateia foi calorosa, pontuando a apresentação com perguntas e comentários sobre os espaços literários da capital paulista. Ao final da apresentação, a sessão de autógrafos deu continuidade ao bate-papo entre a autora e o público.
28/04/2016 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – Senac Santo André – Santo André - SP
O mês de abril se encerrou com a contação de história do livro Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2011) para os filhos dos funcionários do Senac Santo André em mais uma atividade da Semana Senac de Leitura. Também participaram do evento algumas crianças de um abrigo localizado na cidade. No entanto, por força da lei, as imagens dessas crianças não podem ser divulgadas. Sabemos que a medida visa preservá-las, mas não deixa de ser uma pena não poder mostrar a alegria dos pequenos na hora da sessão de autógrafos e da contação propriamente dita. No entanto, vale saber que aquela tarde repleta de histórias, pipocas e sucos certamente permanecerá na memória afetiva das crianças que tiveram a sorte de usufruí-la. Que venham mais iniciativas de incentivo à leitura!
26/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Botucatu – Botucatu - SP
Alunos dos cursos de segurança do trabalho, podologia, estética e tecnologia da informação lotaram o auditório do Senac Botucatu para aprender um pouco mais sobre as rotas literárias da capital paulista, seus personagens e espaços, bem como os bastidores da produção do livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014). Por mais de uma hora, as turmas permaneceram atentas à palestra da escritora Goimar Dantas que, ao final do evento, permaneceu no local autografando os livros para alunos e docentes da instituição.
19/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac São João da Boa Vista – SP
A turma do curso de Segurança no Trabalho compareceu em peso ao auditório do lindíssimo prédio histórico do Senac São João da Boa Vista, projetado pelo engenheiro e jornalista Euclides da Cunha, autor do clássico Os sertões. Os alunos honraram a história do edifício, tão fortemente ligado à literatura, e assistiram atentos à palestra derivada dos 21 capítulos do livro Rotas literárias de São Paulo (Senac São Paulo/2014). Como sempre acontece, a sessão de autógrafos e fotos virou uma festa ao final do evento. O bate-papo com a jornalista e escritora Goimar Dantas ocorreu como parte das atividades da Semana Senac de Leitura. Viva!
12/04/2016 – Palestra: Rotas literárias de São Paulo – Semana Senac de Leitura – Senac Lapa Faustolo
Mais uma vez, a autora Goimar Dantas foi convidada para falar sobre a obra Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo, 2014) na Semana Senac de Leitura, dessa vez na unidade do Senac Lapa Faustolo. O evento ocorreu na tarde de 14 de abril de 2016 e contou com a participação de docentes, bibliotecários e alunos do curso de Aprendizagem, que se mostraram muito interessados em conhecer um pouco mais sobre os personagens e espaços ligados à literatura na capital paulista. Após o bate-papo, uma descontraída sessão de autógrafos encerrou a tarde com muitas fotos, risadas e conversas sobre o livro e os roteiros culturais da capital paulista.
12/04/2016 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – São Paulo – Senac Tatuapé
Na noite de 12 de abril, a escritora Goimar Dantas levou o bate-papo sobre o seu livro Rotas literárias de São Paulo até a Semana Senac de Leitura realizada na unidade do Senac Tatuapé. Lá, foi recebida por uma equipe atenciosa que cuidou de cada detalhe para que o evento transcorresse da melhor forma possível. Na sequência da palestra, alunos e público externo permaneceram no local para a sessão de autógrafos e fotos.
06/04/2016 – Lançamento do livro Veias em versos – Bar Canto Madalena – São Paulo
Em 06 de abril de 2016, a escritora Goimar Dantas reuniu amigos e familiares para o lançamento do livro Veias em versos (Editora Penalux, 2016), no bar Canto Madalena, em São Paulo. Escritos entre 1992 e 2014, a obra reúne 68 poemas de cunho memorialista, marcados por subtemas como a infância, os amores platônico, romântico e erótico, o Rio Grande do Norte – estado Natal da autora –, a cidade de São Paulo – onde a escritora vive atualmente –, as influências literárias, o processo da escrita e a figura do pai. O evento contou com a presença dos editores Tonho França e Wilson Gorj, do artista Gilberto Garcia, autor da foto que deu origem à capa do livro, do poeta e designer Valnei Andrade, que assina o projeto editorial, e do professor Leo Ricino, que escreveu orelha do livro.