27/10/2022 – Leitura na era digital – Senac Itapira

Em 2022, a escritora Goimar Dantas completou oito anos consecutivos participando da Semana Senac de Leitura. Cada evento, sarau, palestra, debate e bate-papo têm por objetivo compartilhar o amor pelos livros e pela literatura com os discentes e docentes das unidades. No ano de 2022, foram dois eventos no Senac Itapira. Pela manhã, diversas turmas se reuniram no jardim da unidade para uma roda de conversas com o tema Leitura na era digital – Histórias, livros e tecnologia contribuindo para a formação de leitores. Já no período da tarde, o evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Itapira, onde uma segunda roda de conversa contemplou as turmas do período vespertino. “Foi um dia repleto de calor, luz e boas energias! Meu agradecimento à Thais Fribeiro, gerente da unidade, pela oportunidade, e às bibliotecárias Tarciana Migotto e Luciana Sassi, responsáveis pela biblioteca, em nome de quem aproveito para estender os agradecimentos a toda a equipe envolvida com as providências da minha viagem, hospedagem, acolhida”, ressaltou Goimar.

21/10/2022 – Congresso Intercontinental Modernismo Brasileiro, 100 anos – UFSC

Os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922 foi o tema do Congresso Intercontinental Modernismo Brasileiro, 100 anos, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como doutoranda do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na USP-FFLCH, a escritora Goimar Dantas participou de forma on-line com a apresentação “Anita Malfatti para crianças – Reflexões sobre o espaço da mulher na arte no livro Aconteceu às 19:22”, na qual discorreu sobre o texto de dramaturgia de Anna Carolina Longano, que originou um livro voltado ao público infantil. A abertura da mesa-redonda ficou a cargo da professora Maria Zilda da Cunha, orientadora da escritora Goimar Dantas. A mesa contou, ainda, com a participação da doutoranda, Dayse de Oliveira Barbosa, cuja apresentação teve por tema: “Lasar Segall para crianças e jovens do século XXI”. Para acessar esse diálogo frutífero entre pintura e literatura, basta clicar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Rrs8FjGwSCk

15/09/2022 – A arte de criar leitores – Senac Presidente Prudente

Pela primeira vez, a escritora Goimar Dantas esteve na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A autora foi convidada para ministrar a palestra A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz, baseada no livro homônimo, lançado pela Editora Senac São Paulo. O evento integrou as comemorações pelos 40 anos da unidade do Senac Presidente. “Nesses tempos tão difíceis, segurar uma plateia constituída, em sua maioria, por jovens estudantes que me ouviram falar de livros e da importância da leitura por duas horas é indescritível. A conversa continuou na fila dos autógrafos, que durou mais uma hora, com todos em pé, muitos deles aguardando a vez para dar continuidade a mais um dedinho de prosa. Foram muitas as perguntas e as trocas, o suficiente para eu voltar para casa muito feliz por ter participado dessa comemoração tão especial da unidade”. A autora ainda completou agradecendo à Rita de Cássia Holanda, gerente da unidade e, à bibliotecária Carmen Lúcia Cavalheiro: “Fui recebida com muito carinho por toda a equipe. Espero voltar em breve!”, finalizou.

17, 18 e 19/06/2022 – Festival Literário (FLI) – Iguape, Iporanga e Registro

A convite do SisEB São Paulo e da Poiesis, a escritora Goimar Dantas participou da 10ª edição do Festival Literário (FLI), que acontece nas cidades de Iguape, Iporanga e Registro, no Vale do Ribeira. A autora ministrou o curso A arte de criar leitores para educadores, bibliotecários e interessados em geral. “Foram centenas de quilômetros rodados por estradas de asfalto e de terra. Muitas áreas verdes. Ausência de sinal de celular. Muito amor aos livros e à leitura”, revela a escritora. As atividades contaram com surpresas pelo caminho: Olívia, responsável pela Biblioteca de Ilhabela, saiu às três da manhã de casa para assistir ao curso na cidade de Iguape após seis horas de viagem. “Todos os dias, ouvi histórias incríveis compartilhadas durante os cursos. Dessas que a gente quer parar tudo e escrever para não esquecer. Mas eu não parei. Prossegui com calor no coração e cabeça a mil”, completou a escritora.

08, 09 e 10/04/2022 – Curso Formação de Mediadores de Leituras – Sesc Palmas (Tocantins)

O primeiro evento presencial da escritora Goimar Dantas, após dois anos de pandemia, ocorreu em curso gratuito no Sesc Palmas (TO). Os participantes puderam refletir sobre o incentivo à leitura literária a partir de estratégias de planejamento e realização de rodas de leitura em escolas, bibliotecas, salas de leituras. A formação foi ministrada nos dias 8, 9 e 10 de abril. “Estou maravilhada com o grupo: tudo o que eu tinha planejado se expandiu e se multiplicou de forma imensurável graças à participação tão interessada, ativa e afetiva dos alunos. Temos professores de ensino fundamental, estudantes de teatro, pedagogia e letras. Há, também, uma professora universitária de teatro especializada em mediação de leitura e uma outra aula já na segunda graduação. Temos, enfim, um público diverso e com muita vontade de aprender mais sobre livros e leitura”, comemorou a escritora.

Ao final do curso, Goimar afirmou, emocionada: “Finalizei uma das experiências profissionais mais gratificantes da minha vida. Saímos melhores dessa vivência. Cientes do quanto a partilha é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada. Cientes, sobretudo, do poder da literatura, da leitura, dos livros e das histórias. Cientes de que esses três dias irão pautar novos caminhos. Uma jornada contínua, tão desafiadora quanto bela. Destino, trajetória e sonho de todos nós que tivemos a dádiva de sermos inspirados pelos versos e prosas de tantos autores maravilhosos presentes nessa formação. Faço minhas as palavras que nos fizeram chorar em uma das dinâmicas de ontem, um exercício potente, pautado em um dos trechos mais lindos de Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa (associado à interpretação irretocável de Maria Bethânia): “Amor é a gente querendo achar o que é da gente”.

31/03/2022 – Palestra “A arte de criar leitores” – Secretaria de Educação de Carnaubeira – PE – Google Meet.

A palestra fez parte do projeto de incentivo à leitura, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco. O projeto vai durar todo o ano letivo de 2022, promovendo uma série de ações, dentre elas, capacitações para os professores. Com o objetivo de ajudar nesse processo, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu exemplares do livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo), para todos os educadores da cidade. Para além disso, o secretário de Educação, Breno Lopes, convidou a escritora Goimar Dantas para conversar com os professores sobre mediação de leitura. O encontro virtual aconteceu no dia 30 de abril de 2022, em live que está disponível no YouTube, no canal Elizinho oficial (aqui no site, na aba vídeos, você também tem acesso a esse conteúdo). Fica o convite para quem quiser assistir essa conversa repleta de entusiasmo, reflexões e dicas sobre incentivo à leitura.