08, 09 e 10/04/2022 – Curso Formação de Mediadores de Leituras – Sesc Palmas (Tocantins)

O primeiro evento presencial da escritora Goimar Dantas, após dois anos de pandemia, ocorreu em curso gratuito no Sesc Palmas (TO). Os participantes puderam refletir sobre o incentivo à leitura literária a partir de estratégias de planejamento e realização de rodas de leitura em escolas, bibliotecas, salas de leituras. A formação foi ministrada nos dias 8, 9 e 10 de abril. “Estou maravilhada com o grupo: tudo o que eu tinha planejado se expandiu e se multiplicou de forma imensurável graças à participação tão interessada, ativa e afetiva dos alunos. Temos professores de ensino fundamental, estudantes de teatro, pedagogia e letras. Há, também, uma professora universitária de teatro especializada em mediação de leitura e uma outra aula já na segunda graduação. Temos, enfim, um público diverso e com muita vontade de aprender mais sobre livros e leitura”, comemorou a escritora.

Ao final do curso, Goimar afirmou, emocionada: “Finalizei uma das experiências profissionais mais gratificantes da minha vida. Saímos melhores dessa vivência. Cientes do quanto a partilha é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada. Cientes, sobretudo, do poder da literatura, da leitura, dos livros e das histórias. Cientes de que esses três dias irão pautar novos caminhos. Uma jornada contínua, tão desafiadora quanto bela. Destino, trajetória e sonho de todos nós que tivemos a dádiva de sermos inspirados pelos versos e prosas de tantos autores maravilhosos presentes nessa formação. Faço minhas as palavras que nos fizeram chorar em uma das dinâmicas de ontem, um exercício potente, pautado em um dos trechos mais lindos de Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa (associado à interpretação irretocável de Maria Bethânia): “Amor é a gente querendo achar o que é da gente”.

31/03/2022 – Palestra “A arte de criar leitores” – Secretaria de Educação de Carnaubeira – PE – Google Meet.

A palestra fez parte do projeto de incentivo à leitura, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco. O projeto vai durar todo o ano letivo de 2022, promovendo uma série de ações, dentre elas, capacitações para os professores. Com o objetivo de ajudar nesse processo, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu exemplares do livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz (Editora Senac São Paulo), para todos os educadores da cidade. Para além disso, o secretário de Educação, Breno Lopes, convidou a escritora Goimar Dantas para conversar com os professores sobre mediação de leitura. O encontro virtual aconteceu no dia 30 de abril de 2022, em live que está disponível no YouTube, no canal Elizinho oficial (aqui no site, na aba vídeos, você também tem acesso a esse conteúdo). Fica o convite para quem quiser assistir essa conversa repleta de entusiasmo, reflexões e dicas sobre incentivo à leitura.