22/10/2017 – Homenagem na XXIII Broklinfast – São Paulo – SP
A autora Goimar Dantas foi homenageada na XXIII edição da Brooklinfast, em 22 de outubro de 2017, em São Paulo, por conta do seu livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014). Na opinião do curador do evento, Luiz Delfino Cardia, do presidente da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, Pietro Iaconelli, e do professor de psicologia e psicanalista Christian Dunker, principal homenageado da festa, o livro lança luzes sobre os espaços e personagens literários da cidade, promovendo a valorização da memória da capital paulista e de seus personagens.
Como acontece todos os anos, a AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, sempre busca um tema forte para traduzir cada edição do BrooklinFest, tradicional festa multicultural alemã realizada no mês de outubro. E no fim de semana, dias 21 e 22, o tema escolhido foi “Mauerfall (Queda do Muro) – Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania.
O festival reúne feira de artesanato, performances de danças, música, teatro, esportes, filmes ao ar livre, poesias, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações, além, é claro, de um roteiro gastronômico recheado de delícias para todos os gostos. “Ao escrever o livro Rotas literárias de São Paulo um dos meus objetivos foi justamente derrubar os muros do desconhecimento e da desinformação em relação a muitos espaços culturais de nossa própria cidade. Isso porque por falta de informação e até mesmo comodismo, muitas vezes deixamos de nos apropriar daquilo que é nosso por direito. Para além disso, ser homenageada em uma festa multicultural tão tradicional e renomada como a Brooklinfast é uma alegria e uma honra para mim. Até porque sou uma nordestina radicada em São Paulo há quase 20 anos e a diversidade de culturas e o amor por elas está explícita em toda a minha trajetória profissional. Como escritora, por exemplo, tenho livros sobre personagens e figuras do folclore nordestino e também sobre personagens, cenários e espaços essenciais à história da capital paulista. Nesse contexto, ser homenageada numa festa tradicionalmente vinculada à comunidade de alemães e seus descendentes em São Paulo acaba sendo uma consolidação de tudo o que sempre desejei fazer com meus livros: tocar o coração de todos, independentemente de origem, raça, sexo, religião. Acho que estou no caminho certo”, afirmou a autora.
23/08/2017 – Palestra Mediação de leitura – Um convite ao infinito – Sesi Jundiaí – São Paulo – SP
Após ter sido selecionada, em 2016, em edital do Sesi São Paulo que previa a participação de escritores em palestras e oficinas a serem realizadas nas unidades da instituição em 2017, a autora Goimar Dantas esteve, nos últimos dias 22 e 23 de agosto, nas unidades do Sesi dos municípios de Itu e Jundiaí. O objetivo foi levar a palestra de Mediação de Leitura com foco no ambiente empresarial/industrial, aos agentes de leitura das empresas de Jundiaí e região, todos atuando no programa Caixa de Cultura, criado pelo Sesi há 70 anos com a proposta de levar uma biblioteca itinerante e com acervo constantemente renovado aos colaboradores das indústrias. O encontro aconteceu no Sesi Jundiaí e, além do bate-papo sobre Mediação de Leitura, contou com apresentações de música, um café delicioso repleto de guloseimas, contação de histórias, exposição de trabalhos realizados em algumas empresas e, sobretudo, a intensa participação dos agentes de leitura, que compartilharam suas experiências em depoimentos repletos de entusiasmo. A organização do evento esteve a cargo da mediadora cultural da unidade, Angela Begiato Trevisan, que não pode estar presente, mas cuidou de toda programação com carinho e competência. Coube à bibliotecária Ivete dos Santos, que encantou a todos com sua paixão e entusiasmo pelas histórias e livros, conduzir as atividades. Uma manhã marcada pela troca de ideias, aprendizado e amor aos livros e à leitura.
22/08/2017 – Palestra: Mediação de Leitura – Sesi Itu – Itu – São Paulo – SP
Em 2016, a escritora Goimar Dantas, juntamente com um grupo de escritores, foi selecionada em edital publicado pelo Sesi São Paulo para realizar palestras nas unidades da instituição em 2017. Assim, em 22 e 23 de agosto, a autora esteve nas unidades do Sesi Itu e Jundiaí para falar de mediação de leitura. Isso porque há 70 anos o Sesi criou o programa Caixa de Cultura, que leva um acervo de livros itinerante e constantemente renovado às indústrias que se inscrevem no programa. A atuação do mediador de leitura dessas indústrias é, portanto, essencial para que os colaboradores de idades, sexos e profissões diferentes se sintam instigados a conhecer os livros oferecidos pela Caixa a ponto de desejar levá-los para casa. E foi justamente para refletir sobre mediação de leitura que a autora esteve no dia 22 de agosto realizando um bate-papo com os agentes de leitura das indústrias de Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz. O encontro aconteceu no Sesi Itu, onde a autora recebeu a acolhida calorosa da diretora da unidade, Alexandra Salomão Miamoto, e da mediadora cultural, Camila Trombini, que não mediram esforços e entusiasmo para concretizar um evento cujo objetivo foi levar aos agentes de leitura um panorama sobre leitura, tradição oral, literatura clássica e contemporânea, mercado, dicas práticas de incentivo à leitura no ambiente empresarial/industrial. Um encontro que propiciou, sobretudo, o compartilhamento de ideias e relatos de amor pelos livros.
28/07/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Queluz – São Paulo – SP
No dia 28 de julho, a escritora Goimar Dantas ministrou a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito, para cerca de 100 educadores da rede municipal de ensino do município de Queluz, em São Paulo. O evento ocorreu na EMEF Capitão José Carlos de Oliveira Garcez, que é escola mais antiga da cidade, fundada em 1915 e localizada na praça central do município. Antes da palestra os educadores foram recepcionados com um café da manhã especial feito pelos funcionários da cozinha piloto da prefeitura, com direito a bolos, canjica, frutas e pães. Goimar viajou a convite da secretária municipal de Educação, Eliane Reis, que não mediu esforços para levá-la até a cidade e, assim, promover a capacitação dos educadores.
25/07/2017 – VIII Fórum de Educação de Pitangueiras – Teatro Municipal e Teatro Cecília Meireles – Pitangueiras – São Paulo – SP
No dia 25 de julho, Dia do Escritor, a autora Goimar Dantas foi recebida por 400 educadores da rede municipal de ensino de Pitangueiras, no interior de São Paulo, para ministrar duas palestras sobre Mediação de leitura. A primeira, às 8h, aconteceu no Teatro Municipal, reunindo 200 professores. A segunda, às 10h, ocorreu no Teatro Cecília Meireles, para mais 200 educadores da rede municipal. Ao final do evento, a autora autografou exemplares de seus livros e recebeu o carinho do público.
19 a 21/07/2017 – 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista – UNIFEV – Votuporanga – SP
Entre 19 e 21 de julho de 2017 a escritora Goimar Dantas ministrou quatro oficinas de Mediação de leitura no 4º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, em Votuporanga. As aulas aconteceram no prédio da UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga), onde cerca de 120 educadores da rede pública de ensino, especialmente Educação Infantil e Ensino Fundamental, de diversas cidades da região, marcaram presença nas oficinas. Foi uma semana repleta de aprendizado e troca de experiências, não só ao lado dos educadores que assistiam as atividades, mas com todo o grupo de profissionais que também ministrava cursos no evento. Educadores que dedicam suas vidas ao ensino e ao fomento da leitura. Homens e mulheres que lutam, cotidianamente, por uma educação de qualidade em todo o Brasil.
29/06/2017 – Mulherio das Letras São Paulo – Livraria Blooks – São Paulo – SP
Dia 29 de junho, ocorreu a primeira ação pública do Mulherio das Letras de São Paulo, realizada na charmosa Livraria Blooks do Shopping Center Frei Caneca, das 19 às 22h. O Mulherio das Letras SP é parte do incrível Movimento “Mulherio das Letras 2017”, que reúne escritoras, tradutoras, editoras, livreiras, pesquisadoras e demais profissionais da palavra, de todo o Brasil. O objetivo é fortalecer a união em prol de ações capazes de divulgar, debater, valorizar e lançar luzes sobre a literatura produzida por mulheres. O movimento surgiu a partir do convite irresistível da escritora Maria Valéria Rezende, cuja trajetória na vida e na literatura nos enche de orgulho e entusiasmo. Hoje, já são quase 5 mil participantes do grupo criado por Maria Valéria no Facebook e, em outubro, haverá o encontro nacional do Mulherio em João Pessoa, Paraíba.
As atividades que aconteceram na Livraria Blooks, dia 29, incluíram leitura de contos, bate-papo com oito autoras, incluindo a escritora Goimar Dantas, intervenções poéticas, autógrafos e apresentação de filmes com reflexões, leituras de poemas e contos escritos por mulheres. O público presente lotou a livraria e marcou o sucesso dessa primeira iniciativa.
Participaram do evento as seguintes escritoras: Eugenia Zerbini (Prêmio Sesc 2004); Susana Ventura (ProAc 2013 e 2015 e finalista do Jabuti em 2016); Maria José Silveira (Prêmio APCA, 2002, semifinalista Portugal Telecom 2015 com livros publicados em outros países); Goimar Dantas (finalista Prêmio Jabuti 2011; publicada na Espanha e selecionada pelo Programa Sesi Literatura Viva, 2017); Roberta Asse; Izilda Bichara (finalista da Off FLIP, 2015); Nanete Neves; Paula Bajer Fernandes e Silvia Camossa (prêmio do público na FIL Niños de Guadalajara).
A partir daí, outras ações deverão acontecer nos próximos meses, como preparação ao encontro nacional de outubro, em João Pessoa.
14/06/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Santana – São Paulo – SP
Mais uma vez, a escritora Goimar Dantas esteve em um bate-papo literário realizado junto aos alunos do Senac Santana, em São Paulo. Em 14 de junho de 2017, o Sarau Veias em versos, baseado no livro homônimo da autora, foi o tema escolhido para levar aos estudantes muita declamação de poesia, tanto da escritora como de autores consagrados que influenciaram seu percurso literário, e também de estudantes de diversos cursos do Senac Santana, que enviaram seus trabalhos à biblioteca da unidade. Dias antes do evento, Goimar teve acesso a esses trabalhos e selecionou alguns para ler no Sarau. Durante a atividade, a escritora aproveitou para contar sobre seu início como leitora, ainda na infância, seu amor por bibliotecas, livrarias e outros roteiros literários do Brasil e do mundo, discorreu sobre os desafios e alegrias da profissão e, ao final, autografou exemplares da obra Veias em versos (Editora Penalux/2016) para o público presente.
02/06/2017 – Roda de conversa na escola Verde que te quero verde – São Vicente – SP
Na opinião da escritora Goimar Dantas, poder observar o retorno de seu trabalho junto às crianças é uma das maiores alegrias de sua vida. E em 02 de junho de 2017, a autora pode sentir essa emoção uma vez mais ao participar de uma roda de conversa com alunos da escola Verde que te quero verde, localizada no município de São Vicente. O bate-papo aconteceu com os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, a convite da professora Danielle Salomão. As crianças realizaram um trabalho com o livro Estrelas são pipocas e outras descobertas (Cortez Editora/2013), ilustrado por Ana Maria Moura. Durante todo o mês que precedeu o encontro, os estudantes fizeram leituras e declamações de trechos do livro, confeccionaram desenhos, refletiram sobre a temática da obra, processos poéticos e meio-ambiente. Como surpresa, criaram e expuseram máscaras trazendo a figura do Papangu, personagem do primeiro livro infantojuvenil publicado pela autora e intitulado Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora/2017). Antes do roda de conversa propriamente dita, os alunos se revezaram para mostrar a escola à autora, não sem antes discorrer sobre o processo pedagógico da instituição. A atividade aconteceu na biblioteca da instituição, que chamou atenção de Goimar pela qualidade de seu acervo e de suas instalações. Foi uma tarde inesquecível de trocas, risadas e aprendizagens. Por fim, Goimar autografou os exemplares dos alunos, tirou fotos e distribuiu muitos beijos e abraços nos pequenos.
16/05/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Votuporanga – São Paulo – SP
Falar do ofício da escrita, das influências literárias, do amor pelos livros. Tudo intercalado com declamação de poesias. Esta é proposta do Sarau Veias em versos, que a escritora Goimar Dantas leva até alunos, educadores e quem mais quiser ouvir. Na noite de 16 de maio de 2017 foi a vez do público presente no Senac Votuporanga prestigiar o evento, que ocorreu como parte das comemorações pelo aniversário de 20 anos da unidade. Com auditório lotado, Goimar conversou com a plateia sobre as alegrias e dificuldades da carreira de escritora no Brasil, contou experiências pessoais e, em meio ao bate-papo, declamou poemas de autores clássicos como Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira. Ao final do evento, a autora autografou seu livro de Veias em Versos (Editora Penalux/2016) para cerca de 90 pessoas que assistiram a apresentação.
11/05/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Congresso Bett Brasil Educar – São Paulo
Um total de 400 educadores (professores, coordenadores, diretores, secretários de educação) de instituições públicas e privadas de todo o país assistiram a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito, realizada no maior evento de educação da América Latina, o Bett Brasil Educar, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de maio de 2017 no São Paulo Expo. Com mediação do professor José Camelo Ponte, a escritora e jornalista Goimar Dantas discorreu sobre reflexões e ações que possibilitam aprimorar o trabalho dos educadores como incentivadores/promotores do hábito de ler. A palestra lança um olhar sobre a importância dos educadores como atores sociais no palco da sala de aula – universo singular que viabiliza o acesso aos livros, histórias, narrações, informações, encantamentos e fantasias capazes de transformar a vida dos aprendizes. Ao final do evento, a autora autografou dois de seus livros infantis (Estrelas são pipocas e outras descobertas e Quem tem medo de papangu?) no estande da Cortez Editora.
05/05/2017 – Contação do livro Quem tem medo de papangu? – Colégio Eco Ville – Itapetininga – SP
A convite do Senac Itapetininga, a autora Goimar Dantas levou a contação do seu livro infantil Quem tem medo de papangu? (Cortez Editora, 2013) para os alunos do Ensino Fundamental da escola Eco Ville. O evento encerrou a Semana Senac de Leitura na cidade. As crianças acompanharam curiosas a história do tradicional brincante carnavalesco da região Nordeste do Brasil e, ao final da apresentação, fizeram muitas perguntas à escritora. Na sequência, os estudantes receberam um exemplar autografado. Por fim, Goimar compareceu ao setor infantil da Biblioteca Municipal de Itapetininga, onde autografou exemplares do livro, que ficarão disponíveis aos frequentadores do local. O convite foi feito pela poeta Déa Paulino e pela educadora Milene França, responsável pela instituição.
27/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Francisco Matarazzo – SP
Pela primeira vez, a escritora Goimar Dantas esteve na unidade do senac Francisco Matarazzo para levar aos alunos a palestra Rotas literárias de São Paulo, baseada no livro homônimo, lançado pela Editora Senac São Paulo em 2014. O bate-papo contou com participação intensa dos alunos das turmas de Aprendizagem e do Instituto ProA, que, ao final do evento, fizeram muitas perguntas à autora, tanto sobre o livro e seus bastidores, quanto sobre a carreira de escritora. A tarde foi encerrada com muitas fotos, autógrafos e alegria proveniente da energia positiva compartilhada por todos.
27/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac 24 de Maio – SP
Em 2014, poucos meses após lançar o livro Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo/2014) a autora Goimar Dantas esteve no Senac 24 de Maio fazendo palestra sobre a obra. Quase três anos depois, voltou à unidade para mais um bate-papo sobre o livro, dessa vez como parte das atividades da Semana Senac de Leitura. Em ambas as oportunidades, a escritora falou para os adolescentes da turma de Aprendizagem e autografou exemplares ao final do evento.
25/04/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Penha – São Paulo – SP
Pela segunda vez, a autora Goimar Dantas leva seu sarau Veias em versos aos alunos do Senac Penha na Semana Senac de Leitura. No dia 25 de abril de 2017, a turma contemplada com o evento foi de Nutrição, capitaneada pela professora Isabel Cristina Bonfim. A emoção tomou conta da noite por meio de declamação de poemas de Castro Alves, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Drummond e da própria Goimar Dantas, que mesclou as poesias com um bate-papo sobre as dificuldades e alegrias que compõem o dia a dia de quem se dedica à profissão de escritor/escritora. Os alunos fizeram muitas perguntas e demonstraram interesse pelo universo da literatura, fazendo jus à fama da turma, composta pelos estudantes que mais fazem empréstimos de livros na Biblioteca da unidade do Senac Penha, com média de retirada girando entre 3 a 4 livros por mês para cada aluno.
24/04/2017 – Sarau Veias em versos – Senac Aclimação – São Paulo – SP
Muita declamação de poesia e bate-papo sobre o ofício da escrita com o Sarau Veias em versos, que abriu a Semana Senac de Leitura no Senac Aclimação, dia 24 de abril de 2017. O evento aconteceu na biblioteca da unidade e contou com a presença de funcionários de diversas áreas: administrativa, biblioteca, limpeza. Ao final, todos receberam um exemplar autografado do livro Veias em versos (Editora Penalux/2016), da escritora Goimar Dantas.
20/04/2017 – Palestra Rotas literárias de São Paulo – Senac Santana – SP
Uma tarde repleta de descobertas para os alunos do Senac Santana na abertura da Semana Senac de Leitura na unidade, dia 20 de abril de 2017. Adolescentes do curso de Aprendizagem tiveram a oportunidade de saber mais sobre o contexto cultural da cidade de São Paulo do século 19 até os dias atuais, passando pelos espaços e personagens ligados à poesia e à prosa na capital paulista. Ao final do evento, a autora Goimar Dantas submeteu os alunos a uma série de perguntas sobre o tema da palestra. A participação dos jovens foi um show à parte e os estudantes vencedores ganharam um exemplar autografado da obra.
27/03/2017 – Palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito – Centro Universitário Senac Campos do Jordão – Campos do Jordão - SP
Em 27 de março foi a vez do Centro Universitário Senac Campos do Jordão receber a escritora Goimar Dantas em evento que contou com a participação de cerca de 80 professores da rede pública de ensino de toda a região. A autora realizou a palestra O professor como mediador de leitura – Um convite ao infinito. Ao final do bate-papo, a escritora autografou a obra Rotas literárias de São Paulo, distribuída ao público presente na palestra. A boa energia e a vibração da noite tiveram prosseguimento no carinho, nas conversas e depoimentos dos educadores durante a sessão de autógrafos. Muitos relataram o quanto se sentiram inspirados pelos conteúdos e histórias que compõem a palestra, com cerca de uma hora e trinta de duração. O objetivo da autora é justamente contribuir para que muitos professores saiam da palestra motivados e preparados para, cada vez mais, incentivar o hábito da leitura entre seus alunos.