Fiquei superfeliz em ter meu trabalho escolhido para participar deste livro, cujo objetivo geral é explorar, no âmbito da análise do discurso e das teorias do texto, os traços caracterizadores de manifestações textuais e discursivas. A abrangência dos temas é um atrativo à parte, na medida em que os nove ensaístas desvendam universos variados nas áreas de literatura, educação, publicidade, religião, política e música.
O mais interessante é que a obra pode ser vista como valiosa fonte de pesquisa não apenas para pesquisadores estudantes de Letras, Ciências da Linguagem e da Comunicação, como também para o público acadêmico de Humanidades em geral. Na época em que foram escritos os ensaios, os autores eram mestrandos no programa de Letras e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e desenvolveram os temas como parte de sua dissertação. Os trabalhos foram escolhidos pelos pareceristas como os mais bem produzidos nos últimos anos. Quando soube disso, sinceramente, quase caí dura de tanta alegria… Até porque tive de estudar o dobro durante todo o curso – uma vez que eu era uma das poucas que não tinha vindo da área de Letras (minha graduação foi em Jornalismo).
Dividido em três capítulos, a obra propicia aos leitores a possibilidade de estar em sintonia com os novos tempos, na medida em que a multiplicidade lingüística – pluralidade do discurso – faz parte do nosso cotidiano. É o que ressalta a organizadora do livro, Elisa Guimarães, na introdução da obra, onde também nos lembra que o manejo adequado de conceitos fundamentais da área de estudos do texto e do discurso contribui sobremaneira para a organização do pensamento.
Você é meu convidado!
TEXTO E DISCURSO: CONFLUÊNCIAS
Organização Elisa Guimarães
Editora Mackenzie
Lançamento: Centro Histórico Mackenzie
Na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, o auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, será palco de um evento inesquecível para as mais de 100 mil pessoas ligadas à bem-sucedida Associação dos Trabalhadores Sem-Terra de São Paulo, capitaneada pela líder comunitária Cleuza Ramos e pelo deputado estadual (PSDB-SP) Marcos Zerbini. Na ocasião, será lançado o livro Da dignidade à oportunidade – A História de um projeto que transforma sonhos em realidade, de minha autoria. A obra relata os 20 anos de história da Associação, que, diferentemente do MST, promove e viabiliza habitação especificamente em meio urbano.
Por retratar a trajetória da Entidade, o livro contribui, também, para pesquisas e estudos de lideranças sociais, professores, estudantes, profissionais do Terceiro Setor e demais interessados em conhecer a metodologia de trabalho do grupo liderado por Cleuza e Marcos. O casal, que iniciou suas experiências com moradia nas Comunidades Eclesiais de Base, nos anos 80, se orgulha de propiciar aos associados muito mais do que a aquisição das casas próprias localizadas nas 25 áreas já adquiridas pela Associação em diversas regiões da cidade de São Paulo. Graças aos convênios e parcerias com inúmeras instituições públicas e privadas, a Entidade possibilita aos seus membros mais de 20 mil bolsas de estudo de ensino universitário, convênio médico, cursos de inglês, aulas de música clássica e popular, alfabetização, ginástica, ambulatórios, farmácia comunitária e outras iniciativas que garantem educação, cultura, saúde, bem-estar e lazer à população das áreas.
Realizações que tornam a Associação reconhecida no Brasil e no exterior como um exemplo de projeto social marcado pela criatividade e, sobretudo, pelo gerenciamento competente de suas ações. Prova disso é que Cleuza e Marcos são convidados a proferir palestras apresentando sua história e seus métodos de atuação para lideranças sociais mundiais em eventos importantes. É o caso do Meeting de Rímini, na Itália, o maior Festival de Verão Europeu, que reúne cerca de 700 mil pessoas a cada edição.
Espero você lá!
Livro: Da dignidade à oportunidade – A História de um projeto que transforma sonhos em realidade
Editora Gente
Lançamento: Sexta-feira, 16 de maio de 2008, às 19h.
Onde: Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.
São Paulo – SP