O vídeo acima é um dos meus trechos preferidos do documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (Direção e roteiro geniais assinados por Marcelo Masagão, 1999, e trilha sonora de tirar o fôlego, de Wim Mertens). Assisti no último sábado e, durante mais de uma hora, segurei nas mãos imaginárias do diretor e me deixei levar numa viagem inesquecível pelo século 20: ciência, tecnologia, cultura, arte, religião, ritos, mitos, dança, música e guerras sem fim são evocadas e personificadas por meio da presença visual de personagens famosos e anônimos. Pessoas que já se foram, mas que contribuíram – para o bem ou para o mal – para tornar o mundo do jeitinho que é hoje: um misto de caos e beleza, drama e comédia, esperança e descrença.
Fiquei com vontade de sair pelo mundo divulgando o filme. O problema é que como todo bom documentário, esse também é difícil de encontrar para locação. Só consegui vê-lo porque Deus me presenteou com uma vizinha cinéfila que sempre me empresta suas pérolas (obrigada, Senhor!!!!!). Mas, para quem não tem a mesma sorte, minha sugestão é acessar o You tube. O filme está todo disponivel lá.
E para saber mais sobre a obra, aconselho o texto sensível – e bastante detalhado – do historiador Nicolau Svcenko, disponível aqui.