Aquele mês de abril traz amores contemporâneos em diálogo com obras do pintor Almeida Júnior
Na trama, a escritora e jornalista Goimar Dantas apresenta um triângulo amoroso que, embora contemporâneo, se desenvolve tendo como pano de fundo cinco telas do pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899)
O triângulo amoroso, tema clássico da literatura universal, é revisitado em Aquele mês de Abril (Editora Penalux, 2018) sob ótica inusitada. Embora ambientado nos dias atuais, em São Paulo, o romance é alinhavado por 5 telas do pintor José Ferraz
de Almeida Júnior (1850-1899), ícone das artes plásticas do século 19 e objeto de estudo de uma das protagonistas. Com o avançar do enredo, a figura emblemática do pintor vai-se impondo nas linhas e entrelinhas da história de maneira cada vez mais intensa, pulsante e, por fim, assustadora. O livro tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019.
Os personagens estão imersos na densa mistura de amor, ciúme, traição, insegurança e obsessão, resultando em uma trama que mescla pinceladas vigorosas de beleza e drama. Em meio a ela, as telas de Almeida Júnior são como bússolas a nortear cenas, intenções e ações dos personagens. Um diálogo potente entre literatura e pintura, moldado por prosa poética e força imagética capazes de conduzir o leitor a uma viagem que atravessa os séculos – tal qual a força dos grandes amores.
E é justamente a intensidade desses amores que vira do avesso a vida dos dois casais que compõem o núcleo central do livro. A saber: Ana, professora de História da Arte, e Pedro, cirurgião cardíaco; Helena, jornalista, e Theo, artista plástico. Os quatro vivem em casamentos convencionais até que, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ana e Helena se veem pela primeira vez, dando início a uma paixão avassaladora. O romance entre as duas desencadeia uma série de acontecimentos que, de formas diversas, vai enredar, seduzir, cooptar e sufocar, também, os personagens Theo e Pedro, levando um deles a se unir às duas e formar o triângulo amoroso, e o outro a chegar às raias da insanidade por conta dessa geometria.
Conforme a narrativa avança, o livro revelará o modo como essa ficção guardará semelhanças não só com os quadros de Almeida Júnior, mas também com a vida do pintor, em uma espiral que leva os leitores à pergunta/reflexão fundamental que permeia a ideia e, consequentemente, o desenvolvimento do texto: a arte imita a vida ou será o contrário? Por vezes, a obra flerta com o que se convencionou chamar autoficção ao inserir na voz da personagem Helena poemas da autora Goimar Dantas, publicados em Veias em versos (Editora Penalux, 2016).
Os capítulos de Aquele mês de abril terão como pano de fundo as seguintes telas de Almeida Júnior: Leitura, O descanso do modelo, O importuno, Amolação interrompida e Saudade.
Ficha Técnica
ISBN: 978-85-5833-462-4
Código de barras: 9788558334624
Número de páginas: 164
Formato: 14 x 21 cm
Editora: Penalux