Veias em versos se dilata e transforma memória em poesia

Aos 13 anos, a perda do pai, vitimado por emboscada violenta na cidade de Japi, no Rio Grande do Norte, serviu de mote para o destino e para a literatura que, a partir dali, moldaria o caminho da jornalista e escritora potiguar Goimar Dantas, radicada em São Paulo. O evento traumático da precoce ausência paterna se transmutou em alguns dos poemas mais tocantes do livro Veias em versos, lançado em abril de 2016 pela Editora Penalux. É o caso de A linha do trem, Pa(i)radoxo, Do sentido das coisas e Tatuagem.

Escritos de 1992 a 2014, os 68 poemas do livro estão agrupados sob o viés memorialista. Além da figura paterna, a infância, os amores platônico/romântico/erótico, o processo de escrita, as influências literárias, o interior do Rio Grande do Norte e seu contraponto mais evidente, o elemento água, também são alguns dos seus subtemas.

As lembranças da meninice da autora, vivida entre o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo surgem em poemas como “O eterno retorno”, “A pequena notável”, “Presente dos céus”, “Fogueira” e “Seringueira” – a maioria pontuada por um misto bem-vindo de sensibilidade e farta carga imagética. “Transformar dor, tristeza, saudade e amor em arte é o que nos salva e nos redime”, acredita Goimar.

Já o sagrado e o profano flertam em poemas como “Don Juan”, “Oração dos apaixonados” e “Para além dos cânticos”, mesclando religiosidade e sensualidade.

Reflexões sobre o papel do poeta no mundo constituem o mote de “Desejo” – que abre o livro –, “Motivos”, “Sina” e “Oferenda”. Quanto às influências literárias, essas estão explícitas em poemas como “Aquém do Pneumotórax”, “Uma rosa para o Rosa”, “A pedra do sono”, “O amor nos tempos da Cólera” e “Para Alice”.

Nas palavras do professor Leo Ricino, autor do texto da orelha do livro, Veias em versos “também pode ser visto como um relicário que guarda, sobretudo, a história de amor recíproca e privilegiada que a autora mantém com as palavras”.

Serviço: Veias em versos
Autora: Goimar Dantas
Editora: Editora Penalux
Preço: R$ 35,00
Número de páginas: 108

http://www.editorapenalux.com.br/

Apresentação

abril/2016

Informações para a imprensa:
Goimar Dantas – goimar@uol.com.br
Tel.: (11) 98137-0307

Editora: PENALUX
Idioma: PORTUGUÊS
Edição: 1
Ano: 2016
País de Produção: BRASIL
ISBN: 978-85-5833-020-6
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Páginas: 108