Queridos amigos: após sete anos de trabalho, é com grande alegria que convido a todos para o lançamento do meu livro-reportagem Rotas Literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo). A obra oferece aos leitores a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os espaços e protagonistas literários da capital paulista por meio de informações, imagens e causos deliciosos que tecem relações entre escritores, livreiros, editores, críticos literários, gestores culturais e os espaços que frequentam/frequentaram na pauliceia desvairada.

Foram quase 40 entrevistados, dentre os quais a dramaturga Maria Adelaide Amaral, os escritores Marcelino Freire e Anna Maria Martins, os poetas Mário Chamie, Alice Ruiz, Paulo Bomfim, Frederico Barbosa, Marcelo Tápia e Sérgio Vaz, a crítica literária Walnice Nogueira Galvão, o diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, o jornalista e escritor José Nêumanne Pinto, o ex-livreiro José Luiz Goldfarb, o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, a coordenadora da Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade, Rosa Artigas, o ex-diretor do Centro Cultural São Paulo, Ricardo Resende, o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça e os livreiros Pedro Herz (Livraria Cultura) e Samuel Seibel (Livraria da Vila).

Esses e outros personagens incríveis discorrem sobre os espaços aos quais estão ligados e revelam suas rotas literárias preferidas na cidade: bibliotecas, livrarias, lugares destinados a saraus, sebos, museus, centros culturais, faculdades, bares e demais pontos de encontro, muitos deles inusitados, como o Cemitério da Consolação, onde estão enterrados escritores, artistas e mecenas cuja importância para a consolidação do cenário das letras paulistanas é inquestionável. Em cada depoimento vemos a influência que São Paulo exerce nas vidas e obras dos entrevistados, propiciando aos leitores o acesso às memórias e histórias essenciais à edificação de uma São Paulo mais lírica, repleta de caminhos que levam à poesia e à prosa.

Escrever este livro foi – até momento – o maior desafio da minha carreira. Um trabalho extenso, fruto de muito esforço e, sobretudo, do amor que esse meu coração potiguar/paulistano tem pela literatura e, é claro, por São Paulo, cidade que me acolheu de maneira tão generosa. Este trabalho é, ainda, uma maneira de agradecer a todos os escritores, gestores e agentes que, dia após dia, criam, produzem e viabilizam a existência de tantas rotas literárias.  A eles, minha eterna admiração e respeito.

Espero vocês no lançamento com o coração acelerado e a alma em festa! Até lá! <3